TECNOLOGIA E PROCEDIMENTOS

O equipamento de Hemodinâmica, fundamental para diagnosticar doenças coronarianas, adquirido pelo Centrocardio, foi de grande importância para a nossa população, localizado a priori no Hospital da Beneficente Portuguesa (1994), hoje funciona no Hospital da Ordem Terceira, e, em 2009, instalou-se outro aparelho no Hospital Guadalupe.

O eletrocardiograma é um exame não invasivo, de baixo custo que não ocasiona risco ao paciente, é utilizado tanto nas avaliações cardiológicas de rotina e no acompanhamento de doenças crônicas.

Teste ergométrico é um exame complementar de diagnóstico, realizado por médico cardiologista habilitado, onde o paciente é submetido ao esforço físico graduado e monitorado, onde se avalia, entre outras variáveis, a aptidão cardio-respiratória global do indivíduo e a presença de isquemia no músculo cardíaco.

Ecocardiografia é empregado aos pacientes com vários sintomas como falta de ar, dor torácica dentre outros, e também com pacientes portadores de diversas doenças cardíacas.

Ecocardiografia de carótidas é empregado para avaliar a anatomia e o fluxo sanguineo destas artérias.

Holter 24 horas permite a gravação do eletrocardiograma por períodos longos (24 horas) para avaliar o ritmo do coração com os pacientes em suas atividades habituais.

Mapa permite aos médicos obterem medidas de pressão arterial de seus pacientes em suas atividades diárias.

Na área da Hemodinâmica, há muitos procedimentos abordados, dentre os quais podemos citar a Cineangiocoronariografia, exame invasivo, que tem por objetivo constatar e avaliar o grau de obstruções nas artérias do coração.